Baleia não é peixe!


Marine Água Azul surfa em Grumari sem saber o que a espera

O dia anterior tinha sido bastante cansativo para Marine Água Azul, a SUPRO protetora das águas marinhas, mamíferos do mar e peixes de água salgada. Ela havia nadado vários quilômetros despoluindo as águas e curado vários peixes que haviam ficado presos em plásticos e outros lixos que os humanos jogam no mar.

Então, no seu dia de folga, ela resolveu ir surfar na praia de Grumari. As ondas estavam perfeitas naquela manhã e Marine se sentia em paz enquanto flutuava sobre as ondas em sua prancha. 

Num dado momento, ela parou para lanchar. Nem havia acabado de saborear seu sanduíche de ricota com água de coco, quando uma garotinha que estava com sua família, que pelo jeito era turista, se aproximou dela correndo e chamou:

- Moça, moça! Olha ali atrás daquela pedra. O Super Homem quer falar com você! Mas ele agora usa roupas pretas!

Marine sorriu e, agradecendo à criança pelo recado, logo percebeu que Ziro Porteira Aberta estava a sua espera e usando seu uniforme de aspeiro. Provavelmente viera voando e ainda dissera à garotinha que ele era o próprio Super Homem! Marine conhecia bem o amigo! Ela se apressou, e chegou logo ao local indicado pela menininha. Lá estava ele com um ar preocupado.

- Que foi, Ziro? Hoje não era seu plantão na ASP, era?

- Não, Marine. Mas a Rosa, o Zeca e o Joãozinho estavam feito doidos à sua procura. Você não estava atendendo o celular. Então só podia estar aqui. Como eu estava de bobeira, me ofereci pra te encontrar.

- Mas então fala logo, Ziro. O que aconteceu de tão grave?

- Ligaram pra ASP. Vou te contar toda a história.


****************


Essa família velejava feliz antes de ver uma cena terrível


Enquanto Marine surfava, uma família pegava seu barco à vela na Marina da Glória e partia em direção ao alto mar. Eles tinham esse hábito fazia muitos anos, e estavam felizes, curtindo o passeio, até que se depararam com uma cena perturbadora que jamais imaginaram testemunhar em águas brasileiras, em pleno século XXI: Um barco baleeiro perseguia uma enorme baleia, que tentava de todas as maneiras se distanciar de seus inimigos.

A caça à baleia é proibida no Brasil há muito tempo, desde os anos de 1980, por isso aquilo era duplamente inaceitável: por ser um crime contra a vida e o meio ambiente e por ser uma prática ilegal. 

No momento em que viu a cena, o casal não hesitou, pensou logo em avisar à ASP. O celular ainda estava dando sinal e então, ligaram imediatamente para lá. Foi Zeca quem atendeu e então, todos passaram a procurar por Marine. Ziro, que estava em casa, ao ser avisado, vestiu seu uniforme e levantou voo imediatamente. 

***************

Ziro Porteira Aberta conseguiu encontrar Marine



Marine guardou o anel de água marinha que lhe fora dado por Zarah (e que permitia que ela entrasse nas águas do mar sem se transformar numa sereia) na sua mochila e a entregou a Ziro pedindo que ele a levasse, juntamente com a prancha, à ASP e que avisasse à polícia sobre a denúncia. 

Em seguida, a aspeira mergulhou naquele mar agitado e seguiu a indicação dada pelo amigo, nadando embaixo da superfície para não ser vista pelos criminosos ao se aproximar deles. Com a calda de sereia, Marine consegue nadar muito mais rápido do que quando nada como uma pessoa normal. Mesmo sendo nadadora profissional e salva-vidas!

Sendo assim, ela não demorou muito a chegar. A baleia já não tinha mais muita chance, porque os caçadores eram insistentes e usavam de todos os recursos possíveis para pegá-la. Chegaram a jogar-lhe dois arpões e um deles a havia atingido. Feriada, a baleia já não tinha mais a mesma resistência. 

Observando indignada, debaixo d'água, Marine percebeu que teria que pensar e agir rapidamente ou a pobre baleia acabaria mesmo sendo covardemente morta.

Marine observa a cena enquanto pensa numa maneira segura de salvar a baleia

O tempo estava passando e Marine ainda não sabia bem o que fazer. Tinha medo de que sua presença fizesse que os homens ferissem ainda mais a baleia, que àquela altura já se sentia encurralada.

Marine foi se aproximando do barco sem fazer barulho e de repente, paralisou, horrorizada. A voz de um dos caçadores lhe soava muito familiar. E então ela se lembrou do seu baile de 15 anos. As imagens vieram em sua mente como cenas de cinema em uma telona.

A festa. As quinze amigas em vestidos cor-de-rosa. Ela usando seu vestido branco. Seu jovem pai, aparentemente saudável e que pouco tempo depois sofreria um enfarte fatal, valsando alegremente com ela, sua filha única, pelo salão. Sua mãe, também muito jovem, imensamente animada, recebendo os convidados. E então, ELE. Sua outra valsa foi com ele. Seu namorado de um quase um ano, Fabiano. Marine estava apaixonada e ele também. 

Um dos sonhos de Fabiano era estar bem pertinho de uma baleia. Ele vivia dizendo isso, Marine se lembrava perfeitamente. Ele dizia amar a natureza tanto quanto ela. Por isso, naquele momento, ao reconhecer aquela voz, ela, invisível aos olhos do ex-namorado, embaixo d'água, perplexa e completamente sem ação, começou a chorar. Mas ao mesmo tempo, sentiu uma grande raiva e quase emergiu à superfície para dizer poucas e boas a Fabiano.

O ex-casal não se via há onze anos, quando Fabiano se mudou do Rio, indo morar no Espírito Santo com seu pai, que ele não via desde menino. Marine, que ficara órfã de pai naquela época se sentiu tão triste que, se não fosse todo amor e carinho de sua zelosa mãe, ela poderia não ter aguentado. A profissão como salva-vidas, e, posteriormente a ASP a ajudaram a se sentir de bem com a vida novamente. Mas naquele momento, lá estava ela, se reencontrando com seu passado.

Marine respirou fundo, usando seus poderes de sereia que pode respirar normalmente embaixo d'água,  e controlou sua raiva. Ela não queria prejudicar aquele ser inocente ainda mais. Pelo contrário: ela estava ali para salvá-la!

****************


Ferida, a baleia lutava por sua vida e tentava livrar-se dos caçadores


De repente, Marine teve uma grande ideia e logo colocou seu plano em prática. Poucos centímetros abaixo da superfície, ela começou a nadar em círculos, muito rapidamente, em volta do barco, com sua calda balançando freneticamente. Os caçadores ficaram assustados, sem entender qual era a origem daquele aparente redemoinho.

À medida em que girava, Marine ia, a cada volta que dava ao redor do barco, se afastando e assim, levando o barco na direção oposta à baleia. Quando já estava bem longe ela deu um pulo tão alto que, quando retornou, indo parar propositalmente dentro do barco, já com suas pernas humanas, fez dois dos homens caírem  no mar. E eles eram justamente Fabiano e seu pai, Joaquim. 

- Marine! - gritou o ex-namorado atônito, tentando retornar ao barco.

Seu Joaquim, mais tranquilo conseguiu retornar primeiro e foi logo encarando de frente e com o dedo em riste aquela bela jovem desconhecida.

- Quem é você afinal? Que truque é esse?

Foi Fabiano que, retornando ao barco, respondeu, ainda meio sem fôlego:

- Essa é a Marine, pai. Minha ex-namorada. Eu a deixei no Rio quando fui morar com o senhor depois de me desentender com a minha mãe.

- Não sabia que você tinha namorado uma sereia. Você nunca me contou sobre isso.

- Dessa parte eu também não sabia, pai. Marine, que história é essa?

E então, Marine, controlando seus sentimentos contraditórios, falou:

- Você me deixou no momento mais difícil da minha vida. Sumiu, mudou o número do seu celular... Eu não significava nada pra você. Mas eu sobrevivi. E pouco depois me tornei uma aspeira, uma SUPRO, uma Super Protetora dos Animais e da Natureza. Eu recebi, entre outros poderes, o de me tornar uma sereia quando nado em água salgada. Como você pode ver, eu me tornei alguém que salva os animais. Enquanto isso, você, que dizia amar as baleias se tornou um bandido, um criminoso, um assassino que as persegue e mata! As baleias, que você dizia querer ver de perto. Pra que? Pra fazer mal a elas?

Nesse momento Fabiano se sentiu imensamente envergonhado. De cabeça baixa, ele não conseguiu olhar Marine nos olhos e começou a chorar. Seu pai, vendo aquilo, ficou irritado:

- Agora vai chorar feito um bebezinho, só porque a ex-namoradinha te deu uma bronca? - e se dirigindo à heroína aspeira continuou:

- Escuta aqui, moça. Ele me falou desse tal sonho dele, de chegar perto das baleias e ele conseguiu. Isso me fez me interessar pelo assunto e me fez descobrir que poderíamos fazer disso um negócio lucrativo. Baleação, é o nome que dão. Há países que ainda exploram esse mercado. Nós estávamos passando muito aperto. Eu desempregado, o Fabiano também desempregado, meu outro filho casou, mudou e nem lembrança deixou. Convenci seu ex-namoradinho a deixar de lado esse sentimentalismo barato e me ajudar nessa empreitada. Estudei muito o assunto, aluguei este barco, convidei mais dois amigos e nós estávamos indo muito bem quando você apareceu e atrapalhou tudo! É muito dinheiro jogado fora, você sabia?

- Vocês iam cometer um crime, fazer uma prática ilegal no Brasil e tirar a vida de um ser inocente!

- Ah, moça. A pesca não é proibida, porque com a baleia tem que ser diferente. Só porque é um peixão enorme?

- O senhor disse que estudou tanto e não sabe o básico - disse Marine se aproximando bem do ex-sogro que jamais conhecera antes - BALEIA NÃO É PEIXE! E mesmo a pesca pode ser ilegal em certas circunstâncias e em determinados locais. Além disso, é bom lembrar que os peixes também sofrem, sentem dor, e têm direito à vida! Tanto quanto as baleias que o senhor está querendo cruelmente matar!

Fabiano não havia conseguido erguer os olhos até aquele momento. Mas então, enxugando as lágrimas que insistiam em cair, encarou Marine nos olhos e disse:

- Me perdoa, Marine. Primeiro por eu ter te deixado, ainda mais na ocasião da morte do seu pai. Minha mãe arranjou um cara que não era nada legal, sabe? Ele não era bom pra ela e eu briguei feio com ela. Precisei ir embora, mas nunca te esqueci. Meu perdoa também por isso aqui. Eu fui fraco e deixei meu pai me convencer a cometer esse crime. Mas eu já tinha falado com ele que eu queria desistir. Então quando ele jogou o arpão eu pedi a ele pra parar.

- É verdade - confirmou seu Joaquim, contrariado - você se acovardou!

- Não, pai. Eu cai em mim. Eu vi o tamanho da maldade que eu estava cometendo...

Nisso, ouve-se um barulho muito alto vindo do céu. Eles olham e apavorados, constatam que se trata de um helicóptero da polícia. Ziro havia chamado mesmo a polícia como Marine havia pedido. E agora?

- Por favor, por tudo que vivemos juntos, pelos nossos momentos felizes, não me entrega pra polícia! - pediu ele a ponto de se jogar aos pés de Marine.

A jovem aspeira começou a chorar, indecisa. Seu Joaquim e os outros homens nada diziam, tão chocados ficaram com a aproximação da polícia. 

E então jogaram uma escada de cordas. Fabiano continuou implorando que Marine não o entregasse à polícia e também pediu por seu pai. 

Controlando o choro, antes que os dois homens que desciam pela escada jogada do helicóptero que pairava bem acima de suas cabeças fazendo um barulho ensurdecedor, pisassem no barco, Marine, encarou o ex-namorado e com muita firmeza, declarou qual era sua decisão:

- Agora é tarde pra se arrepender. Eu sou uma Super Protetora dos Animais. Eu não protejo bandidos, muito menos aqueles que fazem mal justamente aos seres que jurei proteger. Adeus, Fabiano. Agora esse assunto não é mais comigo. Vou fazer a parte que me cabe. Vou curar a baleia da ferida que vocês causaram. 

Dizendo isso, ela não esperou mais! Pulou na água sem olhar para trás, transformando-se instantaneamente em sereia; mas ainda escutou o barulho das algemas sendo colocadas nos caçadores de baleias. Felizmente, era a primeira tentativa deles, e esta havia fracassado lindamente, graças a uma jovem aspeira que tinha, acima de tudo, um amor muito grande pelos animais e pela natureza.


****************

Marine com a baleia que acabara de salvar e curar

Marine nadou muito rapidamente em direção à baleia e a encontrou sangrando, nadando devagar. Ela estava, visivelmente sentido dor. 

Então a aspeira, sentindo muita pena do belo animal, aproximou-se e, imediatamente após retirar o arpão, colocando seus cabelos sobre a ferida aberta, usou seus poderes para regenerá-la completamente. A baleia pareceu abrir um sorriso de alívio e gratidão. Ela se aproximou de Marine e dançou feliz em volta dela. 

Marine não resistiu e deu um beijo na baleia, olhando-a bem nos olhos e a acariciou, se despedindo e sentindo a gratidão do grande mamífero marinho. Em seguida, emocionada e verdadeiramente feliz, seguiu seu rumo, ouvindo a baleia saltar e emitir sons, livre e feliz.

- Amor verdadeiro e incondicional somente os animais sabem dar. Quero aprender com eles. É isso que vale a pena. Todo o resto passa.

Ao nadar em direção à praia, ela passou por um barco e ouviu uma criança gritando:

- Mamãe, papai, irmãozinhos, olhem! Uma sereia!

Ela sorriu imaginando as crianças apontando para ela, e já adivinhando que naquele barco poderia estar justamente a família responsável pelo salvamento daquela linda baleia. Se perguntou o que eles diriam aos filhos e pensou em agradecer. Mas lembrou que Ziro já havia feito isso, por telefone. Seguiu nadando e saltando, feliz. Não conseguiu controlar um grito que surgia em sua garganta:

- Uhu!!! Viva as baleias!!!


FIM










Nenhum comentário:

Postar um comentário