Salvar as cobaias é legal!

Alunos de Lab Legal conversam no campus sobre testes em laboratório

Naquela manhã, em um dos colégios em que Roberto Lab Legal lecionava, alguns estudantes aproveitavam o intervalo entre as aulas para estudar, rever as matérias e também conversar sobre os mais diversos assuntos.

Um dos alunos dizia:

- Meu irmão trabalha naquele laboratório. E é muito triste. Ele quis salvar o coelhinho mas não pôde. Eu não queria trabalhar num lugar desses, é horrível o que eles fazem lá com os animais.

Enquanto seus colegas o ouviam, horrorizados e tomados de compaixão por aqueles seres inocentes, uma outra pessoa, chegando por trás, bem de mansinho, sem que eles percebessem, também escutava a conversa atentamente. Era o professor, cientista e super herói aspeiro Roberto Lab Legal.

Ele discretamente anotou o nome do laboratório, citado por seu aluno e já ia saindo quando o rapaz, que se chamava Igor, percebeu o movimento e se virou.

- Salve, professor! A gente estava conversando justamente sobre um assunto que te preocupa bastante, as experiências de laboratórios que usam animais como cobaias. 

- É, eu peguei uma parte da conversa de vocês. Vai chegar o dia que essas experiências não serão mais realizadas e garanto a vocês que esse dia está próximo - respondeu Lab, tentando confortar seus alunos.

- Mas enquanto isso animais continuam sofrendo e morrendo nessas experiências - interviu Luanda, uma das alunas que estava no grupinho.

- É verdade, professor Roberto. Não podemos nos esquecer que toda vida importa - completou Rafael, o outro aluno que ali estava.

Mas Lab procurou acalmá-los:

- Há jeito pra tudo, meus alunos. Vocês ainda têm muito a aprender.

E piscando um olho, ele retornou ao prédio do colégio deixando os alunos continuarem sua conversa sentados no gramado.


****************


Anoitecia. Sentado, pensativo olhando as crianças que brincavam na pracinha, Lab ouvia em seu celular o áudio de Ziro, que dizia:

- Mas Lab, a gente tinha combinado. Essa noite você fica na ASP no meu lugar. Esse ensaio do circo é importante, eu não posso faltar.

- Eu sinto muito, Ziro, mas o que tenho a fazer agora é mais importante. É mais uma missão como SUPRO. Eu não posso virar as costas pra essa situação e nem adiar. A ação precisa ser  feita hoje!

E após enviar o áudio, Lab desligou o celular, falando pra si mesmo: "Desculpa, Ziro. Mas no meu lugar você faria o mesmo, eu sei".


****************


Discretamente Zarah observa os movimentos de Roberto Lab Legal


Sem perceber que desde a pracinha já estava sendo observado por Zarah (a extraterrestre criadora dos Super Protetores), que havia se escondido atrás de uma das árvores que havia no local, Roberto seguiu para o laboratório. Ele já tinha todo o plano arquitetado em sua cabeça. Como sempre, seria bem rápido.

Roberto se aproximou do local. Bateu. O vigia atendeu e não viu ninguém. Àquela altura Rob Lab já estava invisível! Silenciosamente, ele passou pelo guarda antes que este fechasse novamente a porta. 

Colocando algumas gotinhas de um sonífero poderoso na garrafa d'água do vigia, Lab se sentou numa poltrona e aguardou que o homem sentisse sede. Meia hora depois, lá estava ele, rocando em sua cadeira. 

- É agora - disse Lab desfazendo o efeito da invisibilidade. Ele entrou rapidamente no local onde ficavam as cobaias, tristemente em suas gaiolas, como objetos inanimados e insensíveis, apenas a serviço do homem.

Ele viu ratos, cachorros da raça beagle e coelhos em um estado lamentável, apenas sobrevivendo, em condições desumanas. Um dos coelhos chamou sua atenção.

- É o coelhinho do qual o Igor falou lá no colégio.

Deitado na gaiola, com respiração ofegante e olhar quase sem vida, jazia um ser vivo, que nunca soube o que é ser tratado como tal. Nunca conheceu carinho, amor, respeito. Com lágrimas nos olhos, Lab se aproximou dele. Abriu sua gaiola e o abraçou dizendo:

- Nós vamos cuidar de você, garoto. 

Mas ele não ia perder a oportunidade de libertar todos os animais. Lab era assim. Não deixaria ninguém para trás. E assim, começou a abrir todas as gaiolas.

Pegou seu celular e mandou esta mensagem para um dos santuários onde costumavam levar os animais resgatados por ele e seus amigos aspeiros:

"Preciso que me recebam agora. Estou indo e levando dezenas de vidas".

Roberto Lab Legal promete uma vida feliz às cobaias que salva 

E assim foi feito. Depois de ter todos os animais libertos das gaiolas ele começou a teletransportá-los. Este é um dos poderes deste super herói. Pegando ou tocando o maior número de animais possíveis, ele sumia do laboratório e aparecia no santuário. Foram quase umas dez idas e vindas mas valeram a pena. Os animais foram todos salvos e entregues aos cuidados dos veterinários do santuário e demais cuidadores que lá estavam de plantão naquela noite. Lab só conseguia se teletransportar quando estivesse com animais, em missão de salvamento. E sabia se utilizar muito bem desse dom dado por Zarah. 

Após se despedir de seus amigos do santuário e também dos animaizinhos que acabara de resgatar, ele já estava chamando um uber (seu carro estava na oficina) quando sentiu um vento frio em sua nuca. O local era bem desértico, não havia ninguém nas ruas. E então, ele entendeu.

- Já sei. Zarah.

E então, ela lhe apareceu. Sua expressão era séria, nada amigável. E então ela começou a falar, firme e calmamente:

- Eu venho te observando mais de perto faz um tempo, Roberto. Você não está agindo corretamente. Eu criei os Super Heróis Protetores dos Animais e da Natureza, ou seja lá como vocês queiram abreviar este nome, para que agissem em concordância com as leis dos homens. E infelizmente a sua lei ainda permite que esses testes sejam realizados. Você, como cientista, sabe muito bem disso.

- Mas, Zarah, com todo respeito, foi você que me deu esses poderes, justamente para que eu pudesse resgatar esses animais. Foi por isso que você me escolheu, por saber que tenho conhecimento sobre o assunto e que sempre me posicionei contra essas práticas.

- Sim. Fui eu que te chamei e te dei tais poderes. Mas para serem usados no salvamento de animais que sofrem maus tratos, porque isso sim, é contra a lei. O coelho, por exemplo, é um desses casos. Você agiu certo em livrá-lo dos maus tratos. Mas você sempre acaba libertando todos, até mesmo os que, dentro os padrões legais da sua ciência, não estariam sendo maltratados. Veja, Roberto. Pelo que eu fiquei sabendo, esses testes estão sendo feitos para que uma vacina muito importante seja desenvolvida. E também remédios que serão muito úteis à humanidade. Para o povo do meu planeta, a vida animal é tão importante quanto a vida humana. Infelizmente isso ainda não é assim na Terra. Isso é muito errado e precisa ser modificado. Mas as leis precisam mudar. Porque senão, você estará agindo fora da lei e isso nós não podemos permitir. 

- Mas esse meu movimento é justamente para forçar uma modificação nas leis. Eu desenvolvi uma técnica que poderá substituir o uso, aliás, abuso, de cobaias inocentes. Não será necessário utilizar nenhum ser vivo. E esses testes, pesquisas e experiências terão um resultado muito mais preciso!

- Então apresente seu projeto aos seus colegas cientistas. Prove que ele é eficaz e assim estará agindo de acordo com a lei. Mas o que você fez hoje e vem fazendo...

- Você quer que eu devolva aqueles inocentes para as gaiolas? Você acha que isso não é maus tratos? 

- Não para os padrões primitivos da Terra e suas leis injustas. Mas ainda assim são suas leis.

- Nem toda lei é cumprida nesse planeta. Não vou cumprir uma lei que judia dos animais! E se eles AINDA não estão sofrendo maus tratos, logo acontecerá com eles o que aconteceu com o coelhinho. Você quer que eu fique de braços cruzados esperando isso acontecer pra só depois pensar em salvamento? Eu não vou devolvê-los!

- Não precisa devolver esses, afinal, seria muita maldade com eles. Mas outros...

- Eu vou continuar salvado todos, Zarah. Enquanto isso vou apresentar meu projeto. Mas não vou esperar até lá para resgatar esses animais e forçar mudanças nas leis que tratam disso. Hoje ouvi de um aluno que toda vida importa. Isso é tão óbvio mas infelizmente muitas pessoas parecem não pensar assim! Não vou deixar que outras vidas sejam perdidas enquanto os cientistas e políticos ficam pensando no que fazer...

- Você está certo, Roberto. O problema é que as leis são descumpridas justamente porque muita gente é desonesta no seu planeta. Por isso não cumprem as leis. Não posso admitir um super herói fora da lei! Se você insistir nisso terei que tirar seus poderes, antes que eu mesma seja repreendida por Tharvo!

- Então eu renuncio aos meus poderes, renuncio à ASP. Deixo de ser um SUPRO. E assim volto a agir como agia anos atrás, por minha conta. Era muito mais difícil sem enxergar no escuro e através das coisas, sem poder ficar invisível e sem poder teletransportar os animais. Mas, eu fiz assim por tanto tempo...

- Correndo o sério risco de ser preso...

- Sim. E voltarei a correr esse risco. Pelos animais vale a pena!

- Então, a partir de hoje você não é mais um SUPRO. Você prefere comunicar isso na ASP ou prefere que eu mesma o faça?

- Não será necessário. Eu mesmo faço.

- Está certo. Você tem até amanhã. Descanse hoje e amanhã cumpra seu dever.

Lab, tristonho mas decidido, concordou com um gesto de cabeça e já ia se retirando, quando Zarah o chamou:

- Roberto. Eu não estou contra você. É o seu planeta que está. Ainda.

E assim, ela se foi. Deixando-o pensativo enquanto esperava por seu uber.


****************


Na ASP todos aguardavam ansiosos por Lab Legal, que convocara uma reunião urgente


No dia seguinte, às 10 hs em ponto, Lab chegava à ASP. Acabara de dar uma aula e teria que retornar ao colégio às 13 hs. Lá estavam todos os seus colegas aspeiros, os amigos com os quais convivera nos últimos três anos. 

No entanto, antes de entrar na sala de reunião, ele cerrou os olhos por força do hábito e percebeu que estava vendo o que acontecia do outro lado da parede. "Será que a Zarah esqueceu de retirar de mim este poder?", pensou ele. Mas, sem dar muita importância a isso, entrou na sala e cumprimentou os colegas, todos com expressões curiosas.

- Pois é, meus amigos. Ontem tive uma ação muito importante. Mais cobaias foram salvas. Eu até te peço desculpas, Ziro. Sei que atrapalhei seu ensaio mas foi necessário. Foi pela última vez. Daqui pra frente sigo sozinho. Zarah me destituiu dos meus poderes de aspeiro. Não sou mais um de vocês.

Entre protestos e expressões surpresas, a grande tela que ficava no meio da sala, na parede em frente aos sofás e poltronas onde estavam os SUPRO, tremeu e brilhou. Era o sinal de que Zarah queria lhes falar.

- Bom dia, meus caros heróis. Bom dia em especial, a você, Roberto Lab Legal. Apresente sua proposta aos cientistas o mais breve possível. Te dou o prazo de três meses. E enquanto isso, você continua sendo um SUPRO. Pode agir à sua maneira e durante esse tempo eu não quero saber de nada a respeito de suas... ações. Afinal, eu não sou desse planeta mesmo. Passem bem e até mais!

E sem esperar perguntas ou respostas ela se foi. Na ASP os queixos caíram e o silêncio reinou absoluto por alguns instantes. Mas depois, Roberto Lab Legal não teve mais sossego! Não parou mais de dar explicações e receber elogios e abraços de apoio até a hora do almoço, no qual todos comeram juntos e satisfeitos numa mesa armada nos jardins da Associação. 


FIM






Nenhum comentário:

Postar um comentário